Janeiro: Como a Lua Nova em Capricórnio vai transformar 2025

O ano está começando, e, como em todos os começos, nós nos animamos para plantar sementes, planejar as etapas de desenvolvimento e imaginar a colheita.

E é exatamente essa a vibe que os primeiros dias do ano estão nos trazendo! Diferentemente dos outros anos (que começaram com Luas Minguantes), 2025 teve início com uma poderosa Lua Nova em Capricórnio no céu.

Ou seja: teremos um ano de muito trabalho, e ouso dizer que a maioria de nós subirá a sua montanha pessoal este ano, como maduras cabras montanhesas que não desanimam com a subida — não por acaso, o arquétipo do signo de Capricórnio.

Até o dia 06 de janeiro — Dia do Astrólogo! — a Lua Nova em Capricórnio vai nos estimular a iniciar projetos concretos e práticos, trazendo a oportunidade de darmos o pontapé inicial em novas atitudes, ideias ou projetos que queremos que prosperem de forma responsável e estruturada, já imaginando — de forma bem consciente — as consequências que essas ações trarão para o futuro.

Essa Lua nos permite enxergar caminhos e reconhecer as sincronicidades que nos ajudam a concretizar sonhos, fazendo com que coisas que só estavam no campo das ideias funcionem.

Mas tenha calma: ainda estamos plantando, e é preciso ter paciência entre o tempo do plantio e o tempo da colheita. Iniciamos o ano com Marte e Júpiter retrógrados, ou seja, somos impelidos a diminuir a nossa velocidade para evitar resistências, traçar novas estratégias ou descobrir que é preciso rever a nossa lista de objetivos. Faz parte do jogo das retrogradações.

primeira semana do ano pede atenção e cuidado em situações dramáticas, já que estamos vivendo (mais uma vez) os efeitos da grande oposição entre Marte (agora retrógrado) e Plutão. É um período de morte e renascimento, de revelações e de descobertas de questões inconscientes.

Coletivamente, podem ser dias nervosos e violentos, em que as situações de conflito podem ficar mais acirradas.

No dia 03 de janeiro, Vênus entra em Peixes (e fica até 04/02), facilitando a compaixão entre as pessoas e tornando mais doces os nossos relacionamentos, especialmente os românticos.

Dois movimentos muito importantes marcam o dia 06 de janeiro:

• A chegada de Marte retrógrado ao signo de Câncer.

• A Lua Crescente em Áries.

O guerreiro marciano vai resolver muitas coisas em Câncer — o desejo, o ego, as questões autocentradas, egoicas e egoístas (em essência leoninas) se depararão com as reflexões cancerianas para entender que essas questões geralmente têm a ver com o passado, com a infância.

Adianto que não será um período fácil, mas será um momento importante para revisar nossas questões afetivas diretamente relacionadas (ou projetadas) a partir das nossas relações de origem: pai, mãe, família. É hora de revisar para corrigir, perdoar (a si mesmo e ao outro) e pedir perdão, de falar e também de ouvir. Afinal, estamos aqui para crescer.

Toda essa movimentação é apoiada pela Lua Crescente em Áries, que nos ajuda a compreender o que realmente merece a nossa energia e atenção.

No dia 08, Mercúrio ingressa em Capricórnio, o que nos ajuda a organizar a vida mentalmente e buscar saídas práticas e estratégicas para traçarmos planos objetivos e com foco em resultados.

No dia 11 de janeiro acontece um movimento pouco falado, mas muito importante: a mudança do eixo dos Nodos Lunares para Peixes, o que fará com que os próximos eclipses também aconteçam neste eixo. Essa mudança vem com um alerta, pois trata diretamente da nossa saúde e das mudanças climáticas. Vamos ficar atentos e fazer a nossa parte: separar o lixo, consumir menos e escolher produtos que gerem menos impacto ambiental — apenas para citar alguns exemplos.

A Lua chega ao seu auge de luminosidade no dia 13, em Câncer, trazendo uma enxurrada de lembranças e memórias. Ela ilumina os nossos esforços e nos ajuda a reconhecer e valorizar as nossas vitórias, mas também pode destacar situações do nosso passado e trazer revelações, já que Plutão estará conjunto ao Sol nesse momento.

No dia 19, temos mais movimentos à vista. Mercúrio faz um sextil com Saturno, trazendo correção de rotas, ponderação e sabedoria para lidar com situações difíceis. No mesmo dia, o Sol entra em Aquário e, em sequência, faz conjunção com Plutão — movimentos que unem pensamento inovador e consciência com um grande poder transformador. Muitas mudanças estão chegando.

Um grande marco do período é a conjunção de Netuno e do Nodo Norte em Peixes, que acontece de 26 de janeiro até 22 de fevereiro. Este será um período especial para encontros, para exercitarmos o nosso potencial de sermos diplomáticos e para uma fusão profunda com a nossa espiritualidade, incluindo o resgate de contatos espirituais que podemos ter deixado de lado ao longo da vida.

Também será um período de excesso de águas — atenção às chuvas, rios, mares e cachoeiras. Todo cuidado é pouco durante essas semanas.

Lá no final de janeiro, no dia 27, Mercúrio ingressa em Aquário, com um chamado para que cada um de nós abra a mente. Até 14 de fevereiro, estaremos dispostos a romper preconceitos, sermos mais originais e ampliarmos nossa percepção. O objetivo desse aspecto é derrubar as estruturas que apenas nos atrasam, mantendo apenas as que nos fortalecem. Nos primeiros dias desse movimento, Mercúrio estará em conjunção com Plutão, garantindo grandes revelações — que podem surgir na política, nos relacionamentos ou na forma de insights e grandes ideias.

No dia 29, a Lua fecha a lunação de Capricórnio com uma potente Lua Nova em Aquário, trazendo a oportunidade de plantar uma semente inovadora, ousada e transformadora, capaz de reverberar positivamente no mundo, especialmente porque Júpiter estará com força total nesse período.

Finalizamos os primeiros 30 dias de janeiro com Urano direto em Touro, anunciando a necessidade de atenção às finanças e à possibilidade de instabilidade na economia brasileira, especialmente no primeiro semestre.