A Lua Cheia em Câncer de 13/01

Hoje, segunda-feira, 13 de janeiro, vamos vivenciar a primeira Lua Cheia de 2025, que acontece às 19:26. Este evento virá acompanhado de outros movimentos importantes, e juntos, prometem agitar os nossos próximos dias 15 dias, até a próxima Lua Nova. 

Nesta Lua Cheia teremos a oportunidade de colher o que foi plantado na Lua Nova de Capricórnio, que aconteceu no fim do ano passado. 

Em Câncer, esta colheita chega carregada de sentimentos , emoções, nostalgia e saudades. Por isso, não estranhe se, nesta semana, você se sentir mais à flor da pele, sentindo de forma mais intensa os impactos emocionais das suas ações. Esta Lua vai trazer uma enxurrada de lembranças e memórias. 

Especialmente nesta semana, porque outros aspectos irão acontecer sinconicamente. 

Antes de falar sobre eles, preciso te lembrar que uma Lua Cheia é um “cabo de guerra” em que o Sol está de um lado da Terra, e a Lua do outro – é por isso que a luz do sol é refletida na lua e vemos um grande farol aparecer no céu!

Pois bem, desta vez, do lado do Sol teremos Plutão, trazendo a percepção da consciência em sintonia com o poder, a transformação, e todas as estruturas sociais, econômicas e políticas associadas à esse conceito. Do outro lado temos a Lua, em conjunção com Marte Retrógrado, dando pistas sobre conflitos no lar, problemas com a vida privada, ou com parentes, entre outras situações. Ou seja, evidenciando questões do passado para que sejam revistas (ou resolvidas de vez) e que assim deixem de atrapalhar o presente e o futuro. É possível que hajam revelações ou que assuntos mal resolvidos de outubro/24 voltem para que sejam esclarecidos de vez. 

Como estamos falando sobre um aspecto entre Capricórnio e Câncer, é preciso ter atenção aos relacionamentos que se baseiam em aspectos como manipulador x vítima, autoritarismo X docilidade, chantagens emocionais. Esta pode ser a marca da semana. Fique atento!

Outro ponto importante desta semana é a quadratura entre Vênus e Júpiter que também nos expõem a limites: afetividade exagerada X carência extrema.  Outra possibilidade é a dificuldade na capacidade de avaliar decisões, que podem ser precipitadas e sem critério, queimando etapas importantes do desenvolvimento de um projeto ou relação. 

Como nada acontece isolado neste mundão, este aspecto pega carona na Lua Cheia e intensifica a nossa nostalgia, podendo trazer para alguns a sensação de que os “tempos de antigamente é que eram bons”. Para quem tem questões de pensamentos ruminantes, ansiedade, depressão e crises de baixa autoestima podem ser dias difíceis. 

Mas então, como passar por essa semana de forma íntegra?

  • Reforçando a sua autoestima 
  • Dando o real tamanho para a saudade
  • Relembrando as situações do passado à partir do viés: se agora, adulto, eu estivesse passando por aquela situação, como eu reagiria? Como ela se pareceria para mim? Qual seria o meu papel nesta ocasião? 
  • Reconhecendo padrões de autoritarismo – e decidindo conscientemente não entrar no jogo 
  • Entendendo que as vezes estamos sim em relacionamentos tóxicos – e que algumas delas nós somos a pessoa tóxica da relação. Neste caso podemos tentar entender como lidar com a outra pessoa. 
  • Não exagerar nas demonstrações de amor ou de ódio. Espere até a lua minguar para entender se esses sentimentos realmente estão com você ou se eram projeção da Lua. 

Luz e Paz!