Ano Novo, antigos questionamentos

É ano novo meu povo!!!

Ué Fernanda, mas o dia 01 de janeiro já passou faz tempo….

Sim, passou. De acordo com o Calendário gregoriano sim.

Mas como eu sempre digo, a natureza não obedece as datas criadas pelo homem. Ela atua em ciclos – que se repetem de tempos em tempos.

Mas então, como saber quando o ano começa?

Voltando aos nossos antepassados (de milhares de anos atrás). Para eles, a vida recomeçava depois do inverno, com a entrada da Primavera, afinal de contas (considerando as sociedades do Hemisfério Norte) depois de um período com a terra congelada, ver folhinhas e flores nascendo era um sinal de recomeço de vida.

Outro ponto importante para considerarmos é que no Hemisfério Norte, o início da Primavera coincide com a entrada do Sol no Signo de Áries, o primeiro signo da roda zodiacal. Por isso, do ponto De vista Astrológico, é neste momento que o ano se inicia.

E neste ponto, é importante analisarmos quais são os posicionamentos planetários que marcam essa data porque eles têm influência nesse novo ciclo.

Interessante comentar que quando olhamos para a nossa psique profunda, lá no fundo, sabemos que há um recomeço no ar.

Não temos como falar sobre 2025 sem considerarmos que este ano está muito guiado por um céu de Peixes – no momento da entrada do Sol em Áries tínhamos um Stellium em Peixes, o Eixo Nodal também neste sigo e estávamos no intervalo entre 2 eclipses, que também aconteceu neste signo.

Ou seja, o tom Pisciano ficará no ar durante muito tempo e ainda vivenciaremos reviravoltas e aprendizados profundos relacionados aos temas Piscianos, entre eles movimentos sociais e políticos ideológicos,migrações, saúde física e mental, questões ambientais e espiritualistas.

O ano teve início com Netuno saindo de Peixes – ele estará em Áries durante alguns meses, mas por retrogradação voltará a se relacionar com temas Piscianos.

Saturno também está no signo de Peixes desde 2023 e permanece ali durante todo 2025.
Também entramos em 2025 com Vênus e Mercúrio Retrógrados, nos chamando a grandes revisões de temas importantíssimos na vida: nossa rotina, relacionamentos e fontes de sustento. Ambos iniciam a sua retrogradação em Áries, mas voltam tanto que chegam em Peixes.

É um convite para que a gente recapitule questões relacionadas à nossa impulsividade e vontade de realizar e passe a refletir sobre as. Verdadeiras razões das nossas ações. É um convite à um mergulho.

Com planetas em retrogradação e dois eclipses ainda precisamos estar prontos para o novo e ao mesmo tempo abrir um espaço na alma pra sentir como queremos que o ano seja realmente novo.