Era uma nova perspectiva de vida que você pediu ao pular as 7 ondinhas no Reveillón?
Pois bem! O seu desejo é uma ordem e bonde de 2025 chegou carregado!
Em uma primeira análise – bemmm generalista – temos os 5 planetas sociais e transpessoais mudando de signo e ficando longos períodos nestas novas posições – ou seja, estamos iniciando algo grade. Os planetas são princípios que regem a nossa inconsciência – tanto pessoal quanto coletiva – o que significa que toda a nossa sociedade (e cada um de nós) passará por um ano de profundas transformações, encerramento de ciclos para que novas etapas possam começar.
Todos nós vamos vivenciar muitas mudanças, o que pode tornar 2025 desafiador para pessoas inflexíveis ou com dificuldades em mudar. Impermanência é a palavra que pode resumir o ano. O que esperar?
Plutão em Aquário: novembro de 2023 a 2044
Esta é a principal marca de transformações do ano, já que Plutão é um principio relacionado aos nossos processos morte e renascimento – tanto física, quanto simbólica e Aquário está ligado aos movimentos de grupo, ideologias e politica. Embora este aspecto tenha uma janela de 20 anos para se manifestar, podemos começar a sentir essas mudanças já em 25.
Vamos acompanhar ainda mais avanços nas tecnologias, nas redes sociais e na ciência, embora haja a necessidade urgente de que a nossa consciência evolua na mesma velocidade que a tecnologia. Também podemos presenciar uma nova consciência de grupo surgindo, como já vimos em 2024 nas enchentes do Rio Grande do Sul e da região de Valência, na Espanha.
Outra marca desse período pode ser uma aceleração na crise de saude mental que já estamos vivendo. Plutão que nos faz ir fundo em nossas questões e a amplitude de pensamento de Aquário pode fazer com que a gente fique fora de sincronia. Essa combinação pode ser sinônimo de grandes avanços no pensamento, mas também em ansiedade e burnout. Não é à toa que Brain rot, termo que significa “cérebro podre” (causada pelo consumo excessivo de conteúdos digitais superficiais) foi eleito a palavra do ano de 2024 pelo Dicionário Oxford.
Plutão acaba de fazer o seu segundo movimento de oposição com Marte (agora retrógrado) e fará um terceiro contato com o planeta guerreiro (quando estiver novamente em movimento direto), de 20 a 29 de abril. Vamos ficar ligados nesta data.
Urano em Gêmeos: 2025 a 2033
Ah Urano! O planeta das grandes reviravoltas repentinas na vida também passará por mudanças em 2025.
Entrando em Gêmeos ele iniciará um período de ampliação de consciência, aceleração da comunicação e grande necessidade de inovação. Estaremos mais curiosos, buscando um algo a mais em nossa comunicação e busca por conhecimento.
No coletivo esse aspecto indica inovação teológico, disrupção no pensamento, instabilidade e muita agitação. É um ano em que podemos ter dificuldades de entender o que é real e o que é fake – fato que já começa o ano se concretizando, com o anúncio, no dia 07/01, de que os aplicativos da Meta — que incluem o Facebook e o Instagram — abandonarão as parcerias de checagem de dados, que serão substituídas pelo modelo de “notas da comunidade”, como já existe no X.
Mas este não é o único ponto de atenção deste aspecto. Neste período estaremos mais susceptíveis a embarcar em projetos de outras pessoas, ou nos sentirmos especialistas porque lemos 5 minutos de um livro de um determinado assunto. Uma dica para não nos tornarmos o “sabichão” da rodada é pensarmos sempre na procedência do conhecimento que estamos trocando.
Ninguém é obrigado a saber de tudo! Não precisamos opinar sobre todos os assuntos!
Volto aqui à conversa sobre saúde mental, já que este é outro aspecto que acelera as nossas mentes. Vamos precisar desacelerar, sim ou sim.
No segundo semestre teremos um grande sextil entre Urano e Netuno, marcando um período coletivo e individual de de uma grande tomada de consciência espiritual.
Netuno em Áries: 2025 a 2039
Aqui se iniciam 14 anos de uma profunda espiritualidade. Netuno representa o nosso encontro com o sagrado, com uma sensibilidade tão grande que pode preferir fugir da realidade do que se deparar com as mazelas do mundo.
A intuição e o potencial de ação arianos pode acelerar esse lado fugidio de Netuno. Acredito que essa combinação será eletricidade pura.
Sagrado X Profano, Masculino X Feminino, a masculinidade perdida, o machismo tóxico, os red pills são alguns dos temas que podem se destacar nestes anos, bem como a busca pelo resgate do masculino integral.
Este aspecto também tem vem com características de uma nova espiritualidade muito alem da religião e novas formas de pensamento simbólico, bem como de intolerância religiosa e de fanatismo (tanto religioso, quanto político). É preciso atenção para “não sair do prumo”. Estamos falando de extremos, lembra?
O último ciclo de Netuno em Áries aconteceu entre 1861 – 1874, quando o mundo viu nascer o Kardecismo, os Testemunhas de Jeová e os primeiros trabalhos sobre histeria, o pontapé inicial para o surgimento da psicanalise.
Mas esse movimento só acontece em abril. Até lá Netuno segue provocando chuvas intensas, crises climáticas e questões com refugiados do clima. Repensar o nosso papel nesse contexto é essencial.
Saturno em Áries: 2025 a 2028
O planeta das responsabilidade, que nos remete ao principio da contenção também ingressa em Áries em 2025, carregando o ano com episódios de autoritarismo, impaciência e agitação.
Essa combinação pode nos levar a tomar ações imprudentes em situações que precisamos ter muita calma – Rancor, discursos de ódio, ciúme, controle, machismo, desejo de vingança são apenas alguns dos sentimentos que podemos experimentar com mais intensidade neste período. Também podemos ver militares, policiais, atletas ganhando notoriedade por terem agido com grande honra ou com muita deslealdade.
Espere por um período de crescimento à partir de frustrações.
Júpiter em Câncer 2025 a 2026
O planeta que indica a oportunidade de expansão chega ao signo da maternagem, indicando que o período que vai de jun/25 a jun/26 será será especial para todos os projetos que precisamos gestar – desde um bebê e a reforma da casa, até uma nova empresa ou uma mudança de pais.
Será um momento especial para a descoberta de novos laços afetivos, ou seja, de nos aproximarmos de vez daqueles amigos que são como família. Este período só chama a nossa atenção para o excesso de emoções, de apego e ao risco de chantagens emocionais.
Outra transformação de base que vivenciaremos em 2025 é a mudança do eixo dos eclipses, que são sinalizadores de grandes mudanças de rumo.
Até 2027 os eclipses acontecerão no eixo Peixes e Virgem, signos de meio ambiente, espiritualidade, saúde mental e fugas da realidade. Apertem os cintos.